Seminário diocesano do Funchal

© 2016 por Seminário diocesano do Funchal

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon

Notícias

Seminário: ABERTURA SOLENE DO ANO 2018/19

      No passado sábado, dia 22 de Setembro, a comunidade do seminário diocesano do Funchal, assinalou de forma solene a abertura deste novo ano de seminário.

    A missa foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. António Carrilho, Bispo do Funchal, e contou com a presença dos seminaristas residentes no seminário do Funchal e dos seminaristas residentes em S. José de Caparide (Estoril), as famílias de alguns seminaristas (representando também aqueles que residem no seminário dos Olivais-em Lisboa), alguns párocos, colaboradores e a equipa formadora do seminário.

     No início da celebração, o reitor Cón. Carlos deu as boas vindas, agradeceu a presença de todos neste dia e apresentou os seminaristas diocesanos: "na comunidade do seminário aqui no Funchal: no 12º ano estão o Emanuel da Vitória/Santa Rita, o Rúben do Campanário e o Tiago de Santa Cruz; no 10º ano está o Bruno da Calheta. No seminário de São José de Caparide: no ano propedêutico estão o Abílio das Achadas da Cruz e o César do Estreito de Câmara de Lobos. No seminário dos Olivais: no 1º ano de Teologia estão o Diogo do Caniçal, o Marcos da Calheta, o Pedro e o Tiago da Nazaré; no 3º ano de Teologia está o Patrício do Piquinho; no 4º ano de Teologia está o João de São Pedro; no 6º ano de Teologia estão o André de Santo António e o Marco do Curral das Freiras".

    D. António agradeceu a disponibilidade, o serviço e tantas vezes o sacrifício da equipa formadora em acompanhar os seminaristas e incentivou os mesmos a aproveitarem tudo quanto o seminário proporciona para o seu crescimento humano, cristão e espiritual.

     O encontro terminou com um almoço de confraternização entre os presentes.

Pré-Seminário: Ecos do Prévolution 2018

      Neste encontro especial da Páscoa, o Prévolution'18, houve tempo para tudo desde rezar, conversar, conhecer e dar-se a conhecer, jogar, servir, estar com os outros e principalmente estar com Deus. O tema deste encontro foi: "Tu és Igreja".
       Começámos por responder questionário: "Para ti o que é a Igreja?"; tirámos dúvidas e respondemos a questões. Com este questionário fiquei a saber mais e também a olhar de uma maneira diferente para a Igreja.
      No dia seguinte, fomos ao Parque Ecológico do Funchal fazer uma via sacra. Gostei de lá ir pela vista que o miradouro tinha, mas principalmente porque acho importante nestes dias da quaresma e ainda mais em semana santa recordar o que Jesus passou e sofreu só para nos salvar.
       Durante a tarde, falámos dos sacramentos, algo que eu até tinha algum conhecimento mas não era assim tão aprofundado. Logo depois fomos realizar o "Jogo de Cidade" no qual nos dividimos em grupos de 4 e andámos pela cidade do Funchal a visitar algumas igrejas/capelas, e lá estava um dos animadores para nos falar de cada sacramento em concreto.
      Na manhã de quarta feira juntaram-se a nós alguns seminaristas que nos falaram um pouco sobre o seu percurso e deram o seu testemunho, algo que eu gostei muito de ouvir, pois achei importante rapazes que já foram das nossas idades falarem da sua experiência no seminário.
     Estes 3 dias de experiência de vida em seminário fizeram-me bem, pois aprendi muita coisa: que cada um de nós é importante para a Igreja e que cada um pode fazer a diferença; que devemos estar atentos à voz de Deus para sabermos qual é a nossa vocação e fazermos o que Ele nos pede desde ser sacerdote, religioso, pai de família ou mesmo solteiro, pois cada um de nós tem um papel diferente mas importante nesta comunidade em que estamos inseridos: a Igreja.

 

BRUNO SILVA | CAMPANÁRIO

«Para mim o encontro do Prévolution foi uma experiência muito boa de estarmos em comunidade e também de estarmos com Deus. Este encontro foi diferente dos outros porque foram três dias de felicidade e de convívio. Tivemos tempo para brincar, para conviver, para estarmos com Deus na oração».
[DANIEL SILVA | CAMPANÁRIO]

      Nestes três dias foi bom conhecer melhor as pessoas, estivemos em oração mas também em diverti-mento. Na 2ª feira, fomos muito bem acolhidos e cumprimentamos todo o pessoal e fomos almoçar. Houve convívio na sala de TV, na sala de jogos (matraquilhos, bilhar e ténis mesa) mas também para re-flexão sobre a Igreja e fomos também à missa. Houve também futebol para conviver e, depois de tomar-mos um banho refrescante, fomos ver um grande filme que se chamava «Se Deus Quiser». No final do filme rezamos e, depois de um lanchinho, fomos dormir.
      Na 3ª feira, 27 Março, acordamos às 8h e fizemos a oração da manhã na capela. Depois de tomarmos o pequeno-almoço fomos até o Parque Ecológico do Funchal onde fizemos a Via-Sacra da qual partici-pou o Padre Pedro Nóbrega, o Padre Vítor e o Marco apesar do vento que se sentia. Terminamos num monte onde tiramos a foto de família. Visitamos ainda a estrada nova que liga o Pico do Areeiro à Eira do Serrado e paramos no miradouro para vermos a linda paisagem que este oferecia. De seguida fomos para o seminário onde o Padre Pedro nos deixou para ir visitar a sua mãe no hospital sendo esta a prin-cipal causa por ele não estar em vários momentos. Depois disto, almoçamos e à tarde jogamos o «Jogo da Cidade», passamos por várias igrejas e capelas do Funchal. Ao anoitecer participamos na missa e jan-tamos. Jogamos novamente futebol e vimos o filme «El Padrezito». No final rezamos as completas e, de-pois de um lanchinho, fomos dormir.
      Na quarta, dia 28, acordamos às 8 h e fizemos a oração da manhã. Após isto tomamos o pequeno-almoço e arrumamos os quartos. Nesse dia tivemos testemunhos de seminaristas: o João, o André, do Emanuel e do César. Após isto recebemos os pais e completamos uma cruz que estava à entrada do Se-minário com os sacramentos da Igreja. Para finalizar o encontro tivemos missa com os familiares padres seguida de almoço/convívio. Acabamos o encontro desejando as melhoras à mãe do Padre Pedro.
 

JOÃO TIAGO | SANTA CRUZ

FESTA DA PADROEIRA 2017

         No dia 15 de maio celebrou-se aqui, no seminário, a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que teve início às 19:00h com a celebração da Eucaristia, seguida do jantar e da recitação do terço.

      A celebração da Festa contou com a presença do bispo da diocese, D. António Carrilho; do reitor do seminário, Cón. Carlos Nunes; do Prefeito, Pe. Victor Sousa e da restante equipa formadora. Também estiveram presentes alguns sacerdotes da diocese e, como não podia deixar de ser, nós, os seminaristas, bem como os nossos familiares e párocos. Foi um dia de muita alegria e sobretudo, de ação de graças a Nossa Senhora de Fátima, a mãe que nos tem guiado e protegido neste caminho de discernimento vocacional.

         Na homilia da Eucaristia, o Sr. Bispo exortava-nos com as palavras do Papa Francisco, ditas na missa de canonização dos, agora santos, Francisco e Jacinta Marto, no dia 13 deste mês, em Fátima, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos - “Queridos peregrinos, temos Mãe, (…) Agarrados a Ela como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus.” - apelando a olharmos para a Virgem de Fátima como uma verdadeira Mãe, a quem podemos confiar-nos, sem medo.

         Depois da missa, seguiu-se o jantar que foi, sobretudo, um momento de convívio. No final do jantar, D. António ofereceu-nos uma lembrança muito especial que trouxe de Fátima, o terço oficial do vaticano benzido pelo Papa Francisco, a nós, que acompanhamos as celebrações do dia 12 e 13 de maio, pela televisão, desejando lá estar com o Santo Padre, nunca imaginando que poderíamos vir a ter um terço benzido pelo próprio Papa Francisco, que alegria, afinal o Papa veio até nós. O sr. Bispo ofereceu ao seminário a medalha oficial da peregrinação do papa Francisco a Fátima.

        Por fim, a festa terminou, com a recitação do terço durante uma pequenina procissão das velas à volta da quinta do seminário, com um andor de Nossa Senhora, não muito grande, levado por nós, fazendo-nos lembrar Fátima. Que a Virgem de Fátima nos ensine a cumprir a vontade de seu Filho, Jesus e a dizer sempre o nosso sim a Ele, tal como Ela o disse um dia na simplicidade de Nazaré: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Pré-Seminário: Prévolution'2017

     "Neste mês de Abril, o Senhor, depois de ter passado a noite a orar, convocou, através da equipa do pré-seminário, alguns discípulos. Para quê? Para estarem juntos, para prévoluirem e O conhecerem cada vez melhor.

      Destes que o Senhor chamou, responderam 12 rapazes que estiveram neste encontro entre os dias 10 e 12 de Abril, da semana santa. Foram três dias em que os rapazes foram desafiados a evoluírem, com a ajuda do seu respectivo treinador-adjunto/santo e a equipa técnica do Pré. Dias marcados pela oração, pelo convívio fraterno, pela reflexão e pela brincadeira.

    Os rapazes foram, desta forma, desafiados a sair do sofá, a evoluir e a dar passos em direcção à titularidade (“Do sofá à titularidade…Cristo chama-te!”).

    Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a participação destes adolescentes e jovens neste encontro (famílias, párocos, amigos, entre outros). Continuemos a rezar para que o Senhor da Messe envie cada vez mais trabalhadores para a Sua Messe; e para que estes rapazes abram o seu coração à voz de Cristo Bom Pastor. Que Maria de Nazaré, Senhora do Sim interceda por todos!

   

 

 

 

 
Pré-Seminário: encontro de Fevereiro

         

    E assim terminámos este encontro de Fevereiro (sexta-feira, 10 e sábado, 11) do Pré-seminário diocesano que teve como tema: "SALTA DO SOFÁ COM(O)...A BEATA CHIARA LUCE BADANO".

    Foram dois dias em que os rapazes, em grupos de companheiros, estiveram a conhecer a vida da jovem Chiara Luce Badano, tendo presente o dia mundial do doente!

   Participaram neste encontro adolescentes e jovens das paróquias do Atouguia, de Campanário, dos Canhas, do Carvalhal, de Cristo Rei, do Estreito de Câmara de Lobos, da Ribeira Brava, de S. Amaro, de S. Cecília, de S. Francisco, de S. Martinho e da Visitação. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a participação dos adolescentes e jovens neste encontro do pré (famílias, párocos, amigos, entre outros).

    Continuemos a rezar para que o Senhor da Messe envie cada vez mais trabalhadores para a Sua Messe; e para que estes rapazes e tantos outros da nossa diocese abram o seu coração à voz de Cristo Bom Pastor. Que Maria de Nazaré, Senhora do Sim interceda por todos!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pré-Seminário: oPréstaí...na Ribeira Brava

         

      No domingo, 29 de janeiro de 2017, pela tarde, no salão paroquial da Ribeira Brava aconteceu o encontro do Pré-Seminário para os jovens do arciprestado da Ribeira Brava/Ponta do Sol.

    Neste encontro estiveram presentes aproximadamente 25 rapazes. Este encontro serviu para ajudar a despertar a curiosidade de alguns jovens em relação à vocação e ao pré-seminário. E podemos contar com a boa disposição e o dinamismo já característicos da equipa do Pré-Seminário.

     Foram passados alguns vídeos vocacionais sobre o "ide e fazei discípulos" e o ser padre ("Fishers of Men"). O encontro terminou com um pequeno lanche/convívio.

     Agradeçemos todo o acolhimento feito pelo padre Bernardino Trindade, pároco da Ribeira Brava, e pela colaboração/presença dos padres António Paulo e Isildo Silva.

 

 

SOLENIDADE DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

     No passado sábado, dia 25 de Março, solenidade da Anunciação do Senhor, a comunidade do seminário diocesano do Funchal celebrou a eucaristia na capela da Encarnação, no espaço do antigo seminário da Encarnação.

     A celebração foi presidida pelo sr. reitor e rezámos por todos os formadores e seminaristas que passaram ao longo dos tempos por esta instituição de formação eclesial que é o seminário diocesano do Funchal.

 

 

 

1/4
Pré-Seminário: oPréstaí...Santa Cruz/Machico

         

    No sábado, dia 26 Novembro, a equipa do pré-seminário, com alguns seminaristas, deslocou-se ao arciprestado de Santa Cruz/Machico para realizar um enconcontro de prospeção na paróquia da Lombada (Capela de S. Pedro).

       Este encontro, combinado com os respectivos párocos, decorreu entre as 10h e as 12h, e destinou-se aos rapazes desta zona pastoral de Santa Cruz/Machico.

      Este encontro foi um tempo e espaço para fazer uma primeira provocação aos rapazes com o objectivo de num fututro próximo haver uma "inquietação" que leve a um despertar para os encontros regulares do pré-seminário diocesano.

     Agradeçemos todo o acolhimento feito pelo padre Hélder e a colaboração/empenho dos padres Hélder, Luís Miguel, Rui Pontes e Paulo Sérgio.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pré-Seminário: oPréstaí...Câmara de Lobos

         

      No sábado, dia 12 Novembro, em plena semana de oração dos seminários, a equipa do pré-seminário, com alguns seminaristas, deslocou-se ao arciprestado de Câmara de Lobos para realizar um enconcontro de prospeção na paróquia de Santa Cecília.

       Este encontro, combinado com os respectivos párocos, decorreu entre as 15h e as 17h, e destinou-se aos rapazes desta zona pastoral de Câmara de Lobos. 

      Este encontro foi um tempo e espaço para fazer uma primeira provocação aos rapazes com o objectivo de num fututro próximo haver uma "inquietação" que leve a um despertar para os encontros regulares do pré-seminário diocesano.

     Agradeçemos todo o acolhimento feito pelo padre Francisco Caldeira e pela colaboração do padre Adelino Macedo.

 

 

1/13
FESTA DE NATAL DO SEMINÁRIO

         

     Na passada terça-feira, dia 13 de Dezembro, a comunidade do seminário realizou a sua festa de Natal como forma de concluir esta primeira etapa deste ano de seminário.

      Foi em clima de alegria e partilha que a comunidade acolheu o sr. Bispo D. António, alguns párocos dos seminaristas e outros sacerdotes convidados que marcaram presença, as famílias dos seminaristas que estão no Funchal e em Lisboa.

       De seguida, a festa começou com a celebração da Eucaristia presidida pelo sr. Bispo D. António Carrilho e cantada pelos seminaristas. O Sr. D. António apelou a uma colaboração conjunta no acompanhamento dos seminaristas feita pela equipa formadora do seminário, famílias e párocos. Aos seminaristas deixou uma palavra de ânimo para este caminho de discernimento feito sempre na relação de intimidade com o Senhor que chama.

    Termina a Eucaristia e apreciado o presépio da Capela deu-se início ao jantar; foi um momento de fortalecer o corpo mas também de partilha humana entre todos.

      Depois a festa continuou com uma pequena sessão festiva. Os seminaristas, com a direcção musical do Pe. Ignácio Rodrigues, cantaram músicas clássicas de Natal, nomeadamente "Adeste Fideles", "Erguei-vos pastores", "As nuvens piedosas", "Da serra veio um pastor" e "Linda Noite". Os seminaristas proclamaram dois textos de Natal: "o impossível verdadeiro" de João César das Neves e "Auto do Deus Menino" de D. Manuel Clemente.

     A festa terminou com palavras de agradecimento e votos de Santo e Feliz Natal do Sr. Reitor do Seminário e do Sr. Bispo do Funchal e ainda a oferta de bolos de Mel a todos os presentes.

 

 

 

ABERTURA SOLENE DO NOVO ANO DE SEMINÁRIO 2016/2017 

         

       Apesar de o seminário ter já iniciado as suas actividades no dia 18 Setembro, na passada quinta-feira, dia 6 de Outubro, deu-se a abertura solene do novo ano de seminário.

         Foi com grande alegria que a nossa comunidade de seminário acolheu os pais/famílias dos seminaristas e os seus párocos bem como o nosso bispo D. António Carrilho.

       O ponto alto foi sem dúvida a celebração da eucaristia na qual rezamos por todos os nossos seminaristas que estão a frequentar os três seminários (Funchal, S. José de Caparide e Cristo Rei - Olvais), formadores, pais/famílias e benfeitores. O encontro terminou com jantar/convívio.

 

 

 

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2016 | ACTIVIDADES DO SEMINÁRIO
         

     A comunidade do seminário diocesano do Funchal marcou presença junto de algumas comunidades paroquiais no início da semana dos seminários.

       Na sexta feira, dia 4, memória litúrgica de São Carlos Borromeu, estivemos na paróquia do Faial a celebrar eucaristia com o padre Abraão e algumas pessoas da comunidade paroquial. Foi um momento simples de em conjunto rezarmos pedindo, por intercessão de S. Carlos Borromeu, pelos nossos seminários (seminaristas e formadores). Estamos muito gratos pelo acolhiemnto do padre Abraão.

       No dia seguinte estivemos junto da comunidade paroquial de Santana onde orientamos uma catequese vocacional para adolescentes da catequese. Foi um momento de dar a conhecer o seminário, o rosto concreto dos nossos seminaristas e de interpelação vocacional. De seguida participamos na Eucaristia vespertina onde rezamos pelos seminários com a comunidade paroquial. Agradecemos ao padre Afonso e a toda a comunidade pelo acolhimento, entusiasmo e generosidade.

       No Domingo 5 fomos até à paróquia do Porto da Cruz onde nos encontramos com um grupo de jovens do 8º, 9º e 10º anos da catequese. Estivemos a a orientar um encontro vocacional com o objectivo dum despertar vocascioanl nos jovens. Os seminaristas deram-se a conhecer e deram um pequeno testemunho vocacional. Foi um momento de partilha e de dar a conhecer o seminário e o pré-seminário diocesano. Logo de seguida participamos na missa das 11h da comunidade do Porto da Cruz onde se apelou à colaboração das famílias no acompanhemento vocacioanal dos rapazes. Agradecemos todo o acolhimento feito pelo padre Mendonça e comunidade paróquia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ProVocare: paróquia da Ponta do Pargo 

         

      No sábado, dia 12 Março, o serviço de provocação vocacional do seminário esteve na paróquia da Ponta do Pargo, sob a responsabilidade do padre Roberto Aguiar.

      Houve oportunidade de falar para a comunidade paroquial sobre a vocação sacerdotal e o seminário no encontro vocacional para toda a catequese paroquial; e, de seguida, na eucaristia vespertina do V Domingo da quaresma, festa das Bem-Aventuranças do 7º volume da catequese.

       Estes encontros foram um tempo e espaço para descobrir o que é a vocação, para um encontro mais próximo sobre o que é o seminário, tempo para ouvir o testemunho dos seminaristas e contactarem desta forma com os mesmos. Houve tempo também para interpelar os adolescentes e jovens.