Seminário diocesano do Funchal

© 2016 por Seminário diocesano do Funchal

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon

O que é o seminário?

«"Subiu ao monte, chamou para junto de Si aqueles que entendeu e eles foram ter com Ele. Estabeleceu doze que estivessem com Ele e também para os enviar"» (Mc 3, 13) ˗ Nestas palavras do Evangelho de São Marcos podemos vislumbrar tudo o que viria a ser o Seminário, como iniciativa de Deus. Depois de chamar os Apóstolos e antes de os enviar, ou mesmo para poder enviá-los a pregar, Jesus fez com eles um caminho e um tempo de formação, destinado a desenvolver uma relação de amizade e de grande intimidade com Ele e de uns com os outros. Podemos dizer que o Seminário é este tempo e este caminho, destinados à formação e ao discernimento, onde cada seminarista procura saborear a beleza do chamamento e responder à sua grande interrogação: “Senhor, porquê eu”? ˗ O amor de Deus é dom gratuito ao qual cada um responderá com o dom de si mesmo!». [D. António Carrilho, Bispo do Funchal - 13 MAIO 2008]

tempo para escutar a vontade de Deus 
Seminário é...
o coração da diocese
lugar para responder ao Senhor que chama
sobre o seminário
Opatatm Totius  // semente // vocação // formação // acompanhamento vocacional // direcção espiritual
estar em comunidade  // tempo de encontro com Cristo // aprender a escutar // santos sacerdotes 
comunidade dos doze // seguir Jesus  // responder à vontade Deus // que queres que eu faça?
 
Origem da palavra:

A palavra Seminário tem origem latina (semen, seminis), que significa semente; ou seja, o Seminário é equiparado a um campo onde se lançam as sementes. O Seminário é um lugar onde a semente (=a vocação) encontra um espaço para o amadurecimento. A vocação está em todos os jovens chamados por Deus. Precisa de cuidados para germinar e dar fruto. Deste modo, o seminário proporciona estes cuidados para que a vocação possa crescer e amadurecer.

 
Casa de formação:

O Seminário é uma escola de formação para a vida. Daí procurar que todos os jovens sejam formados com uma educação religiosa e por uma apta direcção espiritual de maneira a seguir Jesus Cristo» (cf. Concílio Vaticano II, Optatam Totius 3).

 

Somos uma família:

O Seminário conta com a orientação paterna dos formadores, com a colaboração oportuna dos pais e com a ajuda de alguns benfeitores, para que todos os jovens cresçam espiritual e fisicamente.

 

Objectivos do Seminário:
  • Criar um clima em que seja possível desenvolver «a semente da vocação»;

  • Suscitar nos jovens o sentido da disponibilidade para a resposta ao chamamento de Deus, bem como da habitual fidelidade à graça;

  • Criar laços de amizade entre todos;

  • Tomar consciência de uma missão importante a desempenhar na Igreja e no Mundo;

  • Fazer ver que todos são responsáveis e ao mesmo tempo livres.

 

 

 

 

 

ProVocação
 
«Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um:
descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo».
//Papa Francisco | JMJ Rio 2013 | 28.7.2013\\